4 dicas para reduzir custo em sua empresa

Tempo de leitura: 4 minutos

Qualquer empresa pode passar por momentos críticos, nos quais se veja obrigada a reduzir custo — tanto para melhorar sua lucratividade quanto para se tornar mais competitiva no mercado.

Pensando nisso, apresentamos, no post de hoje, 4 dicas para enxugar os custos do seu negócio, tais como a identificação de gastos que podem ser reduzidos e a negociação junto aos fornecedores, por exemplo. Confira!

A necessidade de reduzir custo

A tarefa de reduzir custo na firma muitas vezes é difícil ou mesmo ingrata. Porém, há situações em que não se pode fugir: queda de lucros, prejuízos contínuos, perda de competitividade em razão do alto preço do produto etc.

Em momentos de crise econômica e financeira — como essa pela qual o país está passando — tais situações surgem com maior frequência e vigor, mas é possível enxugar o orçamento empresarial, sem a necessidade de apelar para a demissão de valiosos colaboradores, como veremos a seguir.

Dicas para cortar gastos

1. Identificar os custos fixos e variáveis

Ao visualizar a estrutura de custos da empresa, será possível identificar gastos que podem ser reduzidos ou eliminados, como um valor de seguro muito alto.

O que são custos fixos e variáveis

Vamos entender a diferença entre eles, a partir de uma história fictícia:

Marcos é o responsável pelas finanças da empresa “Firma Saudável – Eireli”. E, frente às dificuldades financeiras pelas quais ela passa, aconselhou-se com seu amigo Diogo, um contador com larga experiência prática e domínio teórico. Vejamos o diálogo entre eles:

Marcos: Precisamos cortar custos na firma, mas não desejamos demitir nenhum de nossos funcionários, pois todos eles são competentes e necessários. O que você nos sugere?

Diogo: Em minha opinião, a primeira coisa a se fazer é verificar a estrutura de custos da empresa. Existem aqueles que são fixos — ou seja, não dependem do volume da produção, das vendas ou do faturamento. É o caso do aluguel do estabelecimento, numa loja comercial.

E também existem aqueles que são variáveis — estes sim dependentes de quanto se produziu ou se vendeu num determinado período, como o custo das mercadorias ou dos produtos vendidos. Percebeu a diferença?

Marcos: Sim, muito interessante! Mas, e daí?

Diogo: Daí que um modo de cortar custos é identificar gastos que podem ser reduzidos ou eliminados, sem comprometer as operações normais da empresa — por exemplo: racionalizar o uso de água e energia elétrica ou cortar despesas supérfluas.

Marcos: Legal! Vou fazer uma relação de todos os custos e despesas da empresa e verificar como podemos reduzi-los. Muito obrigado, meu amigo!

Diogo: De nada! Precisando, é só falar.

2. Terceirizar serviços

Toda empresa tem atividades principais — aquelas relacionadas à sua área de negócios — e atividades acessórias, que são importantes, mas somente apoiam as primeiras.

Pense no caso do setor contábil de uma transportadora: sua terceirização pode resultar em enorme redução de custo — como já fazem muitos empresários que contrataram o serviço de contabilidade online.

3. Negociar com fornecedores

Quando a empresa efetua suas compras, poderá fazê-lo a prazo (pagando os juros devidos) ou à vista. Numa boa negociação com os fornecedores, a firma poderá obter certos ganhos, como a redução da taxa de juros ou um bom desconto na compra à vista. E isso igualmente representa corte de custos.

4. Aperfeiçoar processos

Um processo é um conjunto de atividades logicamente encadeadas e voltadas a certo objetivo — por exemplo: receber o pedido do cliente e entregá-lo ao almoxarifado, separar a mercadoria e embalá-la, emitir a nota fiscal e encaminhar o produto ao cliente.

Um mapeamento desses processos poderá mostrar tarefas desnecessárias ou que podem envolver dois ou mais funcionários, quando poderiam ser realizadas por apenas um.

Considere ainda a possibilidade de automatizar certas rotinas, com o uso de sistemas de softwares integrados, que possibilitam a realização de diversas atividades administrativas num único comando.

Percebeu como é possível reduzir custo sem maiores traumas? Tudo dependerá de um adequado controle dos gastos e de se adotar medidas mais eficazes, quando necessário.

Aproveite para conhecer outros temas relacionados ao assunto em questão, como a forma de reduzir impostos sem incorrer em infração à lei. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *