6 principais benefícios das plataformas de contabilidade em nuvem

Tempo de leitura: 6 minutos

A tecnologia cloud computing, ou computação em nuvem, está em sólido crescimento no Brasil e tem contribuído de forma muito positiva para a rotina das pessoas e das empresas.

Esse recurso tecnológico já está presente na sua vida pessoal e faz parte do seu cotidiano. Ele permite acessar o e-mail via smartphone, utilizar a internet banking a qualquer hora e lugar, enviar e receber arquivos pelo tablet, entre outras ações, e tem facilitado suas atividades diárias.

Nos negócios não é diferente. Por isso, muitos empreendedores brasileiros já estão usufruindo da flexibilidade e do baixo custo dessas soluções para se manter no mercado com produtividade e qualidade, principalmente adotando a contabilidade na nuvem.

Com ela, ficou mais fácil gerar e analisar relatórios contábeis e acompanhar todas as movimentações do seu empreendimento em tempo real. Confira neste post alguns dos principais benefícios das plataformas de contabilidade que usam cloud computing!

Como funciona a contabilidade na nuvem?

As plataformas de contabilidade na nuvem contribuem para simplificar os processos contábeis, apurações de impostos e entrega de obrigações acessórias. Por meio delas, você pode acessar e trabalhar seus documentos fiscais a qualquer hora e lugar por meio da internet.

Essa abordagem em tempo real das suas informações contábeis e tributárias é possível devido aos os dados que são armazenados em um servidor on-line, tornando seu trabalho mais organizado e seguro. Veja agora quais são os principais benefícios desse recurso.

1. Identificação rápida de problemas

Com as informações contábeis em nuvem, podendo ser acessadas de forma rápida e a qualquer momento, fica muito mais fácil identificar e solucionar possíveis problemas, como dados incorretos em uma nota fiscal. Essa ação permite também realizar um trabalho mais preciso, evitando irregularidades e prejuízos fiscais, além de preservar a relação com os fornecedores e clientes.

2. Maior segurança de dados

Hoje, as informações de uma empresa são consideradas um de seus patrimônios mais valiosos. Por isso, zelar pela segurança delas é fundamental para o desenvolvimento e sucesso de qualquer negócio.

Problemas com os dados contábeis ou a perda de um único documento podem acarretar prejuízos tributários como multas fiscais, penalidade e sanções e, consequentemente, comprometer todo o funcionamento da companhia.

Ao adotar a contabilidade na nuvem, seu empreendimento passa a contar com a garantia de que todos os arquivos estão devidamente guardados. Não existe o risco de perda de versão física por conta de algum problema com o servidor local.

Além disso, essas aplicações contam com recursos que asseguram a integridade dos documentos no caso de invasão do sistema por hackers. São ferramentas como:

  • criptografia;
  • proteção de senhas;
  • antivírus;
  • antimalwares etc.

3. Baixo custo com infraestrutura

Uma das principais vantagens da contabilidade na nuvem é o seu baixo custo, já que não existe a necessidade de realizar um alto investimento em infraestrutura, como a aquisição de servidores físicos e hardwares.

Também não é preciso se preocupar com manutenção de redes, equipamentos para alocação de informações, muito menos dispor de espaço para essa infraestrutura. Isso significa economia de recursos e espaço.

A adoção de uma plataforma cloud para sua contabilidade requer um investimento pequeno. Normalmente, as companhias desenvolvedoras cobram uma mensalidade com valor bastante acessível, mesmo para pequenas e microempresas. Esse tipo de serviços é oferecido sob a forma de assinatura, que inclui todas as despesas periódicas adicionais para infraestrutura, suporte e atualizações.

4. Maior acessibilidade e mobilidade

Com a tecnologia cloud computing, todos os arquivos e documentos são disponibilizados on-line, ou seja, podem ser acessados 24 horas por dia de qualquer lugar, inclusive por meio de qualquer dispositivo móvel, como smartphone, tablet ou notebook — desde que haja conexão com a internet. Isso proporciona uma enorme facilidade para realizar trabalhos fora da empresa, quando se está em home-office, viajando ou visitando um cliente, por exemplo.

Também não existe a necessidade de carregar pen drives, CDs ou HDs — correndo o risco de ter esses equipamentos extraviados ou danificados no meio do caminho e, consequentemente, perder informações valiosas.

Toda essa acessibilidade e mobilidade tornam o trabalho mais produtivo e eficiente. Se você estiver em um cliente e precisar, por exemplo, consultar uma nota fiscal ou verificar o status de algum pagamento, pode acessar rapidamente esses documentos.

5. Backups automáticos e manutenção fácil

Nas plataformas de contabilidade na nuvem, os backups são automáticos. Eles não dependem de nenhuma intervenção: a responsabilidade é do fornecedor do sistema, que mantém sempre versões atualizadas dos arquivos.

Todos os seus dados são periodicamente armazenados em vários Data Centers que ficam em locais geograficamente diferentes, garantindo a proteção e segurança do seu negócio.

A manutenção também é muito fácil e segura. Caso aconteça algum problema nos servidores on-line, os dados são facilmente reencaminhados para outro equipamento, sem interrupção no seu serviço.

Isso possibilita reduzir custos e otimizar seu tempo. As atualizações do software acontecem a cada nova versão desenvolvida, sem necessidade de despesas adicionais.

6. Maior praticidade

A contabilidade na nuvem proporciona maior praticidade ao seu dia a dia e permite uma administração mais simples do seu negócio, facilitando a implementação e integração de novas soluções e automatizando tarefas essenciais para o desenvolvimento da sua atividade.

O acesso remoto aos seus dados contábeis não só otimiza o trabalho, como aumenta de maneira significativa a sua produtividade. Basta imaginar quanto tempo você perde por não ter acesso a determinado documento que guarda a informação necessária para solucionar alguma questão urgente.

Com essa ferramenta, você pode economizar até 20 horas de trabalho por mês, reduzindo o tempo dedicado à análise de relatórios contábeis e conciliação bancária e garantindo mais organização para a vida financeira da sua empresa.

Como você pode perceber, a contabilidade na nuvem é a alternativa mais relevante para empreendedores que querem uma solução contábil de baixo custo e com alto desempenho. Quando adotada de forma estratégica, ela ajuda a impulsionar a competitividade do empreendimento.

Você gostaria de mais informações sobre soluções on-line para gerenciar de maneira eficiente a contabilidade do seu negócio? Entre em contato com a Mobile Cont! Teremos prazer em lhe atender e apresentar a nossa plataforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *