Aprenda como abrir uma empresa de serviços em 4 passos

Tempo de leitura: 3 minutos

O setor de prestação de serviços é amplo e compõe o maior número de empresas legalizadas no Brasil. Portanto, quem deseja empreender nessa área precisa entender os passos de como abrir uma empresa de serviços.

Isso é muito importante, pois existe uma série de procedimentos que devem ser realizados para a abertura de um negócio. Todavia, se o processo for bem orientado, o empreendedor não perderá muito tempo e nem terá muita dor de cabeça.

Neste artigo, apresentaremos os passos necessários para você abrir uma empresa de serviços. Acompanhe a leitura!

1. Escolha a estrutura jurídica e providencie a documentação

O primeiro passo para abrir uma empresa de serviços é definir qual será a sua estrutura jurídica, pois é a partir dela que será providenciada a documentação necessária

As modalidades mais comuns são Empresário Individual (EI), Sociedade Simples Limitada, Sociedade Empresária Limitada (LTDA) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Se o faturamento for abaixo de R$ 60 mil anuais e dependendo do tipo de atividade, é possível se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Caso a escolha for LTDA, deve-se elaborar o contrato social, em conformidade com a legislação do Novo Código Civil. Já para Empresa Individual, deve-se providenciar o registro do Requerimento de Empresário.

Nesse passo, é muito importante contar com o apoio de profissionais especializados, como advogados e contadores, para a elaboração dos documentos legais.

2. Escolha o regime tributário

No Brasil, existem três principais tipos de regime tributário definidos para negócios que faturam acima de R$ 60 mil por ano. São eles:

Cada um deles tem as suas características e legislação específica. O principal fator para se levar em conta a escolha do regime tributário é o faturamento anual.

Depois de definir a melhor estrutura jurídica e o regime tributário mais adequado para o empreendimento, é preciso tratar das formalidades para o registro nos órgãos competentes.

3. Faça os registros necessários

O primeiro registro a ser feito é na Junta Comercial do ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Esse é o passo em que os documentos de cada um dos sócios — no caso de constituição de uma LTDA — devem ser levados e uma série de formulários preenchidos.

É a partir desse cadastro que a companhia passa a existir oficialmente. Com ele o empreendedor recebe o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE) pelo qual se obterá o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ) no site da Receita Federal.

Com isso, é feita a escolha da atividade que será exercida pela companhia para fins de tributação e fiscalização.

4. Obtenha o alvará de funcionamento

Depois de realizar os passos acima descritos de como abrir uma empresa de serviços o empreendedor deverá ainda solicitar junto à prefeitura municipal o alvará de funcionamento. Para consegui-lo, será necessário apresentar o contrato social, a cópia do CNPJ e preencher um formulário.

A empresa também precisará apresentar o laudo dos órgãos de vistoria. Com a inscrição municipal devidamente realizada a companhia funcionará regularmente.

Contudo, existem ainda outros registros necessários, tais como:

  • Previdência Social;
  • inscrição no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • inscrição nos conselhos de classe (quando for o caso).

Além disso, deve-se verificar junto ao município as informações e recursos necessários para que a companhia possa emitir notas fiscais.

Vale ressaltar que o prazo para abertura de uma empresa prestadora de serviço depende exclusivamente da agilidade dos órgãos competentes. O período, geralmente, é de 5 a 25 dias úteis contados a partir do registro feito na Junta Comercial e do Cartório de Registro de PJ.

Caso você não tenha tempo suficiente para dedicar a legalização do seu negócio ou ache todo procedimento complicado e burocrático demais, a MobileCont oferece um serviço completo de contabilidade online, inclusive todo o processo de abertura via certificado digital.

Ainda tem dúvidas de como abrir uma empresa de serviços ou deseja obter outras informações? Então, entre em contato com a MobileCont, pois teremos o prazer em lhe atender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *