Confira 5 dicas de gestão financeira para o sucesso empresarial

Tempo de leitura: 3 minutos

Ficar por dentro de dicas de gestão financeira é uma excelente maneira de garantir o sucesso do seu negócio. Muita gente acredita que vender um produto e obter lucro é a base para sustentar qualquer empresa, mas a verdade é que essa visão simples não é suficiente para tornar um empreendimento bem-sucedido.

Ao expandir sua consciência de como o dinheiro funciona dentro da organização, você aumenta as chances do seu negócio prosperar. Pensando nisso, para ajudar na sua gestão financeira, veja abaixo alguns conselhos que melhoram os resultados da sua empresa. Acompanhe!

1. Realização de planejamento estratégico anual

Não ter um plano estratégico é como navegar em um barco sem leme. A empresa que mantém um planejamento, não apenas tem uma visão melhor do rumo que está seguindo, mas também está mais preparada para o sucesso. Dessa forma, é fundamental examinar o futuro do seu negócio, determinando quais são seus objetivos em médio e longo prazos.

2. Administração de fluxo de caixa

Segundo o IBGE, 60% das empresas fecham as portas 5 anos após serem criadas. Entre os muitos fatores que afetam a sobrevivência dos negócios, a falta de uma boa administração financeira é uma das principais razões para o insucesso de muitos empreendedores.

A falta de um bom fluxo de caixa é um obstáculo frequente, principalmente para os novos empresários. Observar as entradas e saídas de caixa é uma das tarefas de gerenciamento mais importantes para qualquer empresa.

3. Separação de verbas pessoais e verbas empresariais

É essencial manter uma conta bancária comercial separada da pessoal. Quando os seus registros contábeis estão misturados com as suas despesas pessoais, fica difícil entender o seu fluxo de caixa. Essa separação de verbas, além de facilitar sua vida, promove um registro simples e preciso da movimentação financeira.

Outra dica é pagar a si mesmo um salário. Se você separar um valor mensal consistente com suas despesas, em vez de retirar dinheiro da sua conta comercial em momentos aleatórios, ajuda a sua organização a permanecer no orçamento planejado.

4. Utilização da tecnologia

Hoje, existem inúmeras ferramentas online para que as empresas automatizem suas informações administrativas. Com isso, a tecnologia se torna fundamental para melhorar a tomada de decisões estratégicas.

A contabilidade digital tem sido uma tendência para os pequenos negócios, seja pela facilidade de utilização e pelo seu baixo custo. Esses sistemas online permitem o cálculo de impostos, entrega de obrigações acessórias, além da emissão de relatórios contábeis, folha de pagamento e pró-labore. Tudo de forma simples, rápida e sem dores de cabeça. Isso garante conveniência, ao permitir que o empreendedor tenha mais tempo para focar em áreas sensíveis da empresa.

5. Atenção a impostos e outras obrigações contábeis

É comum que empresários acumulem um excesso de tarefas e funções, o que é perigoso para uma boa gestão financeira. Apesar dos avanços tecnológicos, ainda existe muita burocracia na legislação contábil brasileira, com prazos, normas e obrigações que devem ser seguidos à risca. Relevar essa importante tarefa levará ao pagamento de multas ou até mesmo o fechamento da empresa.

Por isso, contratar um serviço contábil é um investimento que garante o sucesso do seu negócio. Muito além de calcular imposto e escolher o melhor regime tributário, o contador é um profissional com a experiência e conhecimento das leis vigentes, auxiliando o administrador em decisões estratégicas para manter a lucratividade da empresa.

E você, gostou das nossas dicas de gestão financeira para o seu negócio? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *