Entenda a importância do fluxo de caixa para a empresa!

Tempo de leitura: 3 minutos

Planejamento e organização são requisitos fundamentais para uma boa gestão financeira e, nesse aspecto, o fluxo de caixa é essencial para estruturar as entradas e saídas de recursos, ajudando a controlar as movimentações financeiras diárias e a potencializar os resultados econômicos do empreendimento.

Por meio da análise dessas informações, o gestor consegue medir se a empresa está crescendo, ou não, e tomar as melhores decisões para o desenvolvimento e o crescimento sustentável do seu negócio, independentemente do porte ou da área de atuação.

Quer saber mais sobre a importância do fluxo de caixa para a empresa? Então, continue a leitura deste post e confira!

O que é o fluxo de caixa?

Trata-se de um instrumento básico de planejamento e controle das movimentações financeiras em um determinado período de tempo. Com ele, as entradas e saídas de dinheiro são controladas por meio de registros detalhados.

Na prática, o fluxo de caixa é uma verdadeira base de dados que permite uma visão diária, semanal e mensal das operações. Seu principal objetivo é apurar e projetar o saldo disponível na empresa para que haja sempre capital de giro para ser utilizado em aplicações ou eventuais gastos.

Nele devem ser registrados todos os recebimentos (vendas à vista e a prazo, recebimento de duplicatas etc.) e todos os pagamentos, como compras à vista e a prazo, pagamento de despesas ou pagamentos de duplicatas.

Qual é a importância do fluxo de caixa?

O futuro de um negócio deve ser planejado com base em informações — históricas e atuais —, assim, é necessário reunir a maior quantidade de dados possível para desenvolver uma inteligência financeira.

Por isso, o fluxo de caixa é extremamente importante, pois ele agrupa informações vitais para que o gestor mantenha a vida financeira da empresa organizada e uma situação permanente de liquidez.

Como essa ferramenta ajuda na tomada de decisão?

O fluxo de caixa permite uma análise das receitas e despesas, projetando uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da companhia, fornecendo os subsídios necessários para as tomadas de decisão.

Além de avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da organização, essa ferramenta pode antecipar algumas decisões importantes, como:

  • o planejamento de investimentos;
  • o melhor momento para fazer novas aquisições;
  • a redução de custos sem comprometer a lucratividade;
  • a elaboração de promoções para movimentar produtos parados em estoque;
  • a necessidade de solicitação de empréstimos;
  • a negociação para ampliação de prazos junto aos fornecedores.

Essas e outras ações estratégicas permitem que possíveis contratempos financeiros possam ser evitados ou minimizados, a fim de que a empresa não fique no vermelho. Nesse sentido, a importância do fluxo de caixa é incontestável.

Como fazer um fluxo de caixa eficiente?

Uma vez que o cálculo é feito a partir dos saldos presentes nas contas bancárias e do dinheiro disponível na organização, um fluxo de caixa eficiente deve, além de analisar as movimentações financeiras (entradas e saídas de recursos), abranger o orçamento disponível e o plano de negócios da companhia.

Isso permitirá um embasamento mais preciso para as decisões de curto, médio e longo prazo. Para fazê-lo de forma adequada, é necessário, ainda, atentar-se a alguns procedimentos, como:

  • realizar o inventário financeiro;
  • manter os dados constantemente atualizados;
  • definir uma periodicidade (diária, semanal ou mensal) para análise dos relatórios.

A importância do fluxo caixa vai muito além do controle da saúde financeira da empresa, pois também tem caráter preditivo, permitindo a realização de um planejamento estratégico e garantindo que o negócio se torne mais robusto.

E aí, compreendeu a importância do fluxo de caixa para a empresa? Quer adquirir ainda mais conhecimentos para aprimorar a gestão do seu negócio? Então, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *