Tive uma idéia de negócio e agora?

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COMO COLOCAR EM PRÁTICA MINHA IDÉIA?

É comum pessoas com espírito empreendedor acordarem com idéias inovadoras e empolgadas em fazer algo novo e no calor das idéias não saberem ou entenderem como colocar aquela idéia em prática, mas vou dar um pequeno briefing dos passos que voce deve seguir, afim de evitar gastos de tempo e dinheiro desnecessários, são 4 passos que devem ser seguidos na ordem e muito importantes para saber se realmente vale a pena investir na idéia:

 1o. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO = PERSONA

Esse é um ponto primordial e é exatamente aqui que muitos empreendedores patinam, parta do seguinte princípio que não se consegue ou que é impossível agradar a todos, portanto defina seu cliente, mas defina de uma maneira refinada, por exemplo: sexo, idade, escolaridade, estado civil, religião, estado, cidade, região, área ou zona de atuação, etc., quanto mais deixar sua persona=público alvo mais refinada, menor será sua pesquisa de mercado, menor será seu investimento, menor será seu plano de marketing, etc.

 2o PESQUISA DE MERCADO

Pesquise se seu negócio ou produto atende as necessidades e expectativas do seu público alvo = persona, nessa pesquisa vai obter respostas precisas, e se for o caso, fazer os ajustes no negócio ou produto e até mesmo considerar por exemplo a oferta de serviços adicionais.

É muito importante elaborar as perguntas certas, no momento certo, com as pessoas certas = personas (NÃO PERCA O FOCO DA PERSONA), uma pesquisa mal elaborada pode te guiar para uma direção errada.

 3o PESQUISA DE VIABILIDADE DE NEGÓCIO

Muitas vezes o empreeendedor está com aquela idéia que ele entende como bombástica, que assim que colocar no mercado ou no ar vai explodir, e na realidade não é bem assim que as coisas acontecem, e uma pessoa entusiasmada com a idéia assim, tem muitas dificuldades em ouvir opiniões contrárias à sua idéia, mas na pesquisa de viabilidade vai saber exatamente se é o momento certo de abrir seu negócio, ou se aplica a idéia em um momento futuro, deve-se considerar riscos do investimento e o investimento necessário, lembrando que além do capital em R$ vai precisar de capital humano, uma empresa ou negócios são realizados com gente, fornecedores, preços, custos, prazos, lucratividade, etc.

Nesse ponto recomenda-se criar uma startup e desenvolver um MVP (Minimum Viable Product), em português, o Produto Mínimo Viável. O objetivo? Evitar grandes investimentos em um produto completo para o qual não se tem certeza se há mercado, é fazer um mínimo viável, porém com qualidade, não confunda mínimo de funcionalidade com funcionalidades malfeitas.

 4o Plano de Marketing

O Marketing é uma tarefa fundamental para qualquer tipo e tamanho de empresa, os canais de comunicação e redes sociais estão muito mais acessíveis, porém tornou-se uma tarefa difícil, mas seguindo todos os passos acima, identifique quais as melhores mídias para você aplicar no seu negócio, sempre medindo os resultados e o mais importante, esteja sempre aberto a mudanças e alterações de percurso, e se for caso volte até o ponto onde sua ação ou atitude falhou e não tenha vergonha de recomeçar.

Bom negócio a todos e acesse www.mobilecont.com.br e caso queira abrir uma empresa e ter uma contabilidade online parceira do seu negócio acesse http://materiais.mobilecont.com.br/abrir-empresa 

Autor:   Sergio Luis dos Santos – Diretor da Mobilecont e Eascon Contabilidade

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